segunda-feira, 29 de junho de 2009

O clã na Madeira

Dia 3.

Fui incumbida de escrever o dia 3 por preguiça do Bicho dos Malmequeres que está aqui a debruçar-se sobre o dilema de ir ao concerto do Dave Mattew & a Band e ainda soluça em grande e a bom som, pelo meio desse debruço.

O dia 3 ficou marcado por uma grande perda: o meu casaco branco, quase Channel (ou Anpopio & Jeans - fica para outro post) , deixado esquecido na praia. Ficou perdido e só, tadito.

As 3 da vidairada (o Cócó (calhou cócó), a Ranheta e a Facada) foram felizes e alegres para a praia de manhã, enquanto o P. foi para mais um “divertido” dia de aulas.

Afinal não é só na praia da póvoa que dão à costa baleias brancas!! Por acaso no nosso grupo também havia outra branca, mas não é baleia, é pinguim :)

Seguiu-se um almoço outra vez n’O Casco, onde o Sr.Luís reconheceu as 3 turistas, amigas do senhor professor (um professor desta categoria, sabem como é...é reconhecido em todo o lado, até no país Madeira ou no Portugal) e foi em tudo bastante simpático connosco (desconto é que nem vê-lo). E até revelou segredos do mundo da bola, na qual o Victor, que mora ali em frente vem para a equipa técnica do Beira-Mar (informação revelada com alto sígilo e apenas e só por termos dito que eramos de Aveiro; se eu dissesse que era da Póvoa podia ser criado muito histerismo em volta da situação e então evitou-se).

Após o rico dia de praia e almocinho, fomos de encontro ao senhor professor e lá nos dirigimos ao Garajau a ver o Cristo Rei (ah, pois é, país que é país também tem um. E aposto que este foi a Ronalda que mandou fazer.)

Mas lá em baixo do Senhor Cristo, lá estava uma praia mesmo apetitosa naquele calor a chamar por nós. Então, bota pra dentro do teleférico (a descer todos os santos ajudam, mas a pé e aos Ss, às vezes demoram na mesma 2h a descer) até lá baixo. Weeeee... 90º de inclinação e cá 'bamos' nósssss....

A praia era bery beautiful, com 2 nadadores salvadores (SANAS : quiçá de HosSANA nas alturas salvai-nos?!) a darem empurrões um ao outro o tempo todo, mas possuía no entanto um tipo de areia um tanto raro no Portugal, se bem que lá no Norte não faz uma diferença muito grande. Era areia assim...fininha. Quase passava por entre os dedos.

Os bons entendidos de praia, prontificaram-se a fazer verdadeiras camas, com almofadinha e tudo.

Mas, afinal não era assim tão boua cama porque pouco se deitaram lá, tal era o calor que aquilo amandava assim pro espaço.

Após uma tentativa falhada de ir à água (e que bem que ia saber) onde as pedras...oops, areia fininha, se enrolava nos pés e magoava um sibinho devido ao sarro, beterrabas e dedos mindinhos desaparecidos nos pés de certas pessoas, lá fomos para a esplanada ao pé. Ah, de notar a presença de duas outras baleias brancas no areal com alta bucha para as duas, incluindo Pringles e coisas saudáveis.

Ora o subir, no teleférico...

À noite ‘butamos’ pro Funchal, aos festejos de S.João onde tunas Madêrenses andavam pra lá qual galinhas escatchadas a cantar e a Nini ai suspiro suspiro e que bem ela dançava aquilo, abana pro lado, abana pro outro.uhuhu

Após quase expulsarmos as senhoras quase velhinhas da mesa (eu acho que elas já estavam com medo de nós e que nos sentassemos ao lado delas) lá jantamos uns escabeches e bubemos sangria. E que bem que sabia, não é, Nini? Morfou, morfou, bebeu e depois, olha, diz que lhe caiu mal. Ahaha

E foi mais um dia. Mais curto para uns, que adormeceram logo mal chegaram a casa, e mais longo para outros, que acordaram a meio da noite para vomitar e logo a seguir comer uma barrita de cereais :D

quinta-feira, 25 de junho de 2009

O Clã na Madeira

Acordámos e o Pedro (o tal que é uma jóia de rapaz) só nos disse: “Vocês levem calçado confortável que vamos caminhar um pouquito”. Só não nos disse que a caminhada era de 3Km para ir outros para voltar (que sim, pareciam o dobro) q era tudo a subir e a descer pelo meio de rochas e que íamos apanhar um sol (o tal microclima que já falei…não era suposto…) e um calor que resultou num belo escaldão em todos os membros do clã, cada um com o seu modelo está claro!

Primeiro passámos num miradouro (que se me escapou de perguntar ao Pedro o nome… era aquele onde diz que o Padre Frederico atirava as criancinhas… diz que…).


Depois fizemos a Levada (como eles chamam aos percursos que há por lá) até à Ponta de São Lourenço que tem lá a Casa do Sardinha, qual oásis plantado no meio de nenhures (ahahaha adoro usar esta construção de frase!). E chegámos neste estado ao ponto de partida.


Mas catano... aquilo é mesmo bonito, bonito de verdade como eu costumo dizer! Tem umas paisagens incríveis! E lá perto da Casa do Sardinha tem lá um recanto p se tomar banho que… bem, não façam como nós e levem masé o fato de banho que depois de andar 3Km com o calor só apetece é lá dar um mergulho! Nós… uns ficaram a olhar outros só molharam até onde podiam… é assim!


E eram 16h e começámos a almoçar. Fomos até ao Caniçal e comemos umas lapas (maravilhosas) e picado de carne e de peixe-espada. A Rainha Helen de Volassade y Abatcha (agora lembrou-se de adicionar estas coisas pq diz q é chicque…enfim, manias! Uns morrem outros ficam assim! E podiam ficar assim sem atazanar o juízo de quem é de bem! Mas nããããão… nem imaginam o q eu e a Nini sofremos! 6 dias sempre a levar com ela! E durante cerca de 24h porque eu ainda por cima dormia no mesmo quarto que ela! E ela agora vai dizer: “É é mas não era eu que falava à noite” e nanana, já sei que vai dizer!) não gostou muito das lapas e eu acho que foi por aquilo se comer à mão :P Mas os outros bichos gostaram de caraças!


De volta a Machico passámos no pico do Facho donde dá para ver Machico (aqui está a terrinha onde estávamos!).

E como queríamos aproveitar o sol ainda fomos um pedacinho à praia (a tal com a areia de Marrocos).

À tarde estávamos rotinhas rotinhas e jantámos por casa com o Pedro e com a Tânia que cozinhou para nós :) E como já era quase meia-noite e não se passa nada naquela terra tivemos de ir a correr para o centro da cidade a ver se apanhávamos alguma coisa ainda aberta! Pronto conseguimos ainda comprar um gelado ;)

Esta foto não tem nd a ver, mas eu acho q estamos mesmo bonitas :)

BEST OF DO DIA:

- As paisagens lindas que se viam durante a caminhada

- As gargalhadas provocadas pelas nossas marcas dos escaldões

- O banho na praia